Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
A vitamina C no combate aos radicais livres
A vitamina C no combate aos radicais livres
O padrão de vida atual tem contribuído para um excesso de produção de radicais livres, o que traz como consequência um envelhecimento precoce. Doenças como diabetes, câncer, infecções, o hábito de fumar, excesso de bebida alcoólica, poluição e estresse do dia a dia são alguns fatores que favorecem o aumento dessas moléculas.
A importância dos antioxidantes entra exatamente aqui, como a vitamina C – poderoso antioxidante capaz de combater e neutralizar os radicais livres por meio de uma resposta de defesa. Além disso também possui função clareadora, antienvelhecimento e imunoprotetora.
Antienvelhecimento
A vitamina C participa de uma reação química que organiza as moléculas de colágeno e age na firmeza e melhora da elasticidade da pele, prevenindo o envelhecimento cutâneo. Além disso, promove a formação de colágeno na pele (principalmente do tipo 1 e 3) e inibição da sua degradação. A vitamina C também é efetiva contra os raios UVB e UVA, pois, apesar de não absorver a luz ultravioleta como os filtros solares químicos, exerce ação fotoprotetora ao neutralizar os radicais livres.
Imunoprotetor e anti-inflamatório
A vitamina C pode ser utilizada no tratamento da acne e rosácea, além de conseguir prevenir processos de hiperpigmentação pós-inflamatória. Ela também é capaz de proteger e restringir os danos celulares no DNA, evitando o envelhecimento precoce.
Clareamento
Outra característica da vitamina C é com relação à potente ação clareadora da pele e inibição de originação de manchas (melanose ou melasma). Ao inibir a produção da enzima que dá origem as manchas, há efeito clareador na pele.
Quanto preciso ingerir diariamente?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a recomendação é de 45mg ao dia. Porém em outros países como Suíça e Alemanha essa recomendação chega a mais que o dobro (100mg).
Por conta da oxidação da vitamina C o ideal é que se faça o consumo de alimentos fontes imediatamente após parti-los, como por exemplo o limão, abacaxi, acerola e laranja. O uso de suplementos com vitamina C é mais indicado pois reduz as chances da oxidação da vitamina C em alimentos.
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/viewFile/2210/3491#:~:text=A%20vitamina%20C%20ou%20%C3%A1cido,para%20o%20funcionamento%20das%20c%C3%A9lulas.
Barbosa, Kiriaque Barra Ferreira et al. Estresse oxidativo: conceito, implicações e fatores modulatórios. Revista de Nutrição [online]. 2010